edição 64 | agosto de 2015
Com sua primeira turma de São Caetano do Sul formada em 2014, o curso de graduação em Administração do Instituto Mauá de Tecnologia mostra, mais uma vez, que é sinônimo de relevância e credibilidade no mercado.
Recentemente, o MEC (Ministério da Educação) realizou um processo rigoroso de avaliação que, entre muitos quesitos, analisou a proposta pedagógica do curso, englobando o objetivo, perfil do administrador que o Instituto deseja formar, estruturação do currículo, qualificação do corpo docente e qualidade da infraestrutura (sala de aulas, laboratórios, equipamentos, biblioteca etc.). Foi o conjunto da boa avaliação em todos esses quesitos que o curso obteve a nota máxima de reconhecimento pelo MEC.
“A Mauá é um Centro Universitário e, nessa condição, possui liberdade para criar novos cursos sem necessitar de uma autorização prévia do Ministério da Educação. Depois de criado, o curso passa por um processo criterioso de avaliação, que inclui a visitação e acompanhamento presencial do MEC. Se aprovado, o curso recebe o reconhecimento e um conceito, que nesse caso foi o máximo, 5. Essa conquista reflete o comprometimento institucional e dos nossos professores e alunos com o desenvolvimento desse curso. Estamos muito felizes com o reconhecimento”, explica o Pró-Reitor Acadêmico do Instituto Mauá de Tecnologia, prof. Marcello Nitz.
Parceria com a De Montfort University
Outra novidade do curso de Administração é a parceria recente firmada com a Universidade da Inglaterra, De Montfort University, um Acordo de Progressão Acadêmica, pelo qual o aluno cursa sete semestres do curso na Mauá e fica durante um ano na De Montfort University. No retorno ao Brasil, apresenta o TCC; sendo aprovado, finaliza seu curso que também será reconhecido na Inglaterra.
“Mais do que o conteúdo acadêmico, o intercâmbio é um processo enriquecedor para a carreira profissional. A oportunidade de vivenciar uma cultura nova, com realidade diferente da nossa, abre a mente do aluno. É um pacote de competências que acaba sendo desenvolvido além do acréscimo curricular”, acrescenta Nitz.
Para incentivar o desenvolvimento dessa parceria, a De Montfort University disponibilizou duas bolsas de estudos parciais para o IMT, que garantem desconto de 5 mil libras no valor total da anuidade. Em princípio, para participar do processo de intercâmbio, o aluno precisa ter um bom desempenho acadêmico e a língua inglesa com nota 6,5 no IELTS (Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa).
O Coordenador do curso de Administração, prof. Ricardo Balistiero, reforça a importância da experiência internacional para a carreira. “Além de ser um dos diferenciais do curso de Administração, a vivência internacional dos nossos estudantes permitirá o compartilhamento de experiências que se traduzirão em benefícios reais num mercado de trabalho em permanente evolução, em que as fronteiras são cada vez mais tênues e a globalização cada vez mais presente", explica.
O Pró-Reitor concorda e acrescenta: “estamos vivendo um momento favorável para a internacionalização. O desenvolvimento da sociedade tem demandado isso. Sabendo disso, a Mauá conta com uma área de Relações Internacionais e com parcerias renomadas para benefício dos alunos. Nossa prioridade é oferecer oportunidades de vivências internacionais”, finaliza.